09/11/2009

CDs #215: Haydn Italian Arias, Thomas Quasthoff

O compositor austríaco Joseph Haydn (1732-1809) tem passado por aqui bastantes vezes, uma das quais, em Maio último, aquando da celebração do 2º centenário do seu falecimento. Também foi nosso convidado a propósito de vários discos que fomos ouvindo nos últimos tempos, nomeadamente com interpretações de algumas das suas missas e oratórios. E isto leva-nos ao tema de hoje em que, estimulados por um outro disco recentemente editado, olhamos para uma faceta menos conhecida de Haydn, a operática.

Haydn foi um dos últimos grandes compositores a ser beneficiado pelo patrocínio de famílias nobres; no seu caso, esteve perto de 30 anos ao serviço da corte da família Esterházy, tendo começado em Maio de 1761 como vice mestre de capela e, pela morte do anterior titular, passado a mestre de capela em 1766. A partir de 1775 o príncipe Nikolaus Esterházy (1714-1790), que ficou para a história, entre outras coisas menos dignificantes, por ser um grande amante da lírica, começou a organizar temporadas de ópera, tendo o trabalho de leão ficado inevitavelmente para Haydn. Começaram por ser 20 espectáculos por temporada, que rapidamente passaram para perto de 100, pelo que, durante os 15 anos em que isto durou (tudo terminaria com a morte do príncipe, em 1790), Haydn teve que dirigir qualquer coisa como 1200 récitas! Algumas das óperas foram por ele escritas, muitas de outros e diversos compositores, mas sempre com a intervenção de Haydn, que tinha frequentemente que as adaptar ao conjunto de músicos que tinha ao seu dispor.

Este disco do extraordinário baixo-barítono alemão Thomas Quasthoff (1959-) contém árias de 9 óperas de Haydn e, curiosamente, foi gravado 40 anos depois do barítono Dietrich Fischer-Dieskau (1925-) ter igualmente gravado um disco inteiramente preenchido com árias desse compositor.

Thomas Quasthoff celebra hoje o seu 50º aniversário.




Haydn Italian Arias
Thomas Quasthoff (baixo-barítono), Genia Kühmeier (sop),
Gottfried von der Goltz (violino)
Freiburger Barockorchester
Gottfried von der Goltz
Deutsche Grammophon 477 7469
(2008)


Internet



Joseph Haydn
Classical Archives / Karadar Classical Music / Classical Music Pages / Classical Net / Naxos / Vidas Lusófonas / Opera Glass / Essentials of Music / Answers.com / suite101.com / Wikipedia

1 comentário: