14/01/2010

CDs #219: Albert Schweitzer, Johann Sebastian Bach

Um daqueles discos que levaria para uma ilha deserta, não só pela excelência da interpretação como também por toda a carga simbólica que lhe está associada. Albert Schweitzer (1875-1965) foi um homem de interesses vários, começando por estudar teologia, fazendo pouco tempo depois por um doutoramento em filosofia, após o que se licenciou em medicina e ainda encontrou tempo para efectuar estudos musicais... E não foi um músico qualquer, se é que a expressão é adequada: extraordinário organista, desenvolveu um conhecimento aprofundadíssimo sobre a obra do seu compositor de eleição, Johann Sebastian Bach (1685-1750), sobre o qual escreveu dois livros; dedicou-se ainda ao estudo da construção de órgãos, área em que rapidamente se tornou num dos mais reputados peritos.

Em 1905, Albert Schweitzer edita o seu primeiro livro sobre Bach, J. S. Bach: Le Musicien-Poète e, nesse mesmo ano inicia os estudos de medicina, com o objectivo de ir para África; em 1913 foi para Lambaréne, África Equatorial (actualmente Gabão), onde fundou um hospital, entre muitas outras actividades que acabaram por lhe valer o Prémio Nobel da Paz em 1952. Uma das formas que encontrou de arranjar fundos para as suas actividades humanitárias foi a de dar regularmente recitais, pelo que não deixou de tocar pelo facto de passar grandes períodos de tempo em Lambaréne. A partir de 1948, em particular, Albert Schweitzer passou a viajar mais frequentemente para a Europa e, a par dos referidos recitais, efectuou ainda algumas gravações.

Este disco triplo da Andromeda contém algumas dessas gravações, efectuadas em França em 1951 e 1952. Um disco precioso, mais uma vez resultado de gravações efectuadas na década de 1950, para mim uma década vintage no que às gravações da grande música diz respeito.

Albert Schweitzer nasceu há 135 anos, no dia 14 de Janeiro de 1875.




Albert Schweitzer
Johann Sebastian Bach
The complete American Columbia Recordings
published for the first time in one box.
Albert Schweitzer (órgão)
Andromeda ANDRCD 5123


Internet



Albert Schweitzer
Wikipedia / Nobelprize.org / The Albert Schweitzer Page / Association Internationale Albert Schweitzer / Lucidcafé: Library / Albert Schweitzer / Medical Research Unit, Albert Schweitzer Hospital, Lambaréné, Gabon

2 comentários:

  1. Se a memória não me falha, as suas actividades humanitárias têm alguns críticos.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar