12/07/2010

Pianistas #34: Van Cliburn (1934-)

Pouco depois do final da 2ª Guerra Mundial, em 1947, as relações entre o bloco de leste, liderado pela União Soviética, e o ocidental, encimado pelos Estados Unidos, passaram a ser particularmente tensas, e apenas em 1991, com a perestroika de Mikhail Gorbachev (1931-), o clima ficou desanuviado o suficiente para se poder ter considerado que tinha chegado ao fim a guerra fria, que foi como ficou conhecido esse período.

Se o site do Concurso Internacional Tchaikovsky de Moscovo estivesse acessível, o que já não acontece há pelo menos 1 ano (ou mudou-se para outras bandas e eu não consigo dar com ele...), rapidamente nos aperceberíamos de um facto extraordinário que se deu logo na sua primeira edição, em 1958; assim sendo, e para não deixar os estimados leitores numa ânsia incontrolada, refiro que o vencedor do primeiro prémio na classe de piano nesse ano de estreia, em plena guerra fria, portanto, foi Van Cliburn, um pianista... americano! Uma coisa impensável, que fez deste herói improvável o primeiro best-seller da música clássica.

A competição tinha sido concebida para demonstrar a supremacia dos soviéticos no que aos grandes românticos dizia respeito, e não estava preparada para aquele "louro do Texas", um calmeirão que deixou o público em êxtase com as interpretações do Concerto para Piano Nº1 de Piotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) e do Concerto para Piano Nº3 de Sergei Rachmaninov (1873-1943). Um dos mais convencidos do júri foi o já nosso bem conhecido Sviatoslav Richter (1915-1997) que, desprezando as regras do concurso, deu nota 100 a Van Cliburn, "o único pianista presente", e correu todos os outros concorrentes a zero... Uma coisa memorável, ainda para mais preservada para a posteridade, pois as referidas interpretações encontram-se disponíveis em CD.

Van Cliburn celebra hoje o seu 76º aniversário.


CD



Van Cliburn - Final of the 1958 Tchaikovsky Competition
Piotr Ilyich Tchaikovsky
Piano Concerto No.1 in B flat minor, Op.23.
Sergei Rachmaninov
Piano Concerto No.3 in D minor, Op.30.
Dmitri Kabalevsky
Rondo in A minor, Op.59.
Van Cliburn (piano)
Moscow Philharmonic Orchestra
Kyrill Kondrashin
Testament SBT1440


Internet



Van Cliburn
Van Cliburn Foundation / The John F. Kennedy Center for the Performing Arts / An interview with U.S. pianist Van Cliburn, the winner of the first international Tchaikovsky Competition in 1958 / TIME / CBS News / Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário