05/09/2010

Concertos para Piano #13: Concerto para Piano Nº4, de Sergei Prokofiev

"Agradeço-lhe o concerto, mas não compreendo nele uma única nota e não o executarei". Foi esta a forma simpática que o pianista norte-americano Paul Wittgenstein (1887-1961) encontrou para devolver ao compositor russo Sergei Prokofiev (1891-1953) o concerto para piano que anteriormente lhe tinha encomendado. Um concerto para a mão esquerda, obviamente, pois Wittgenstein tinha perdido o braço direito logo nos primeiros tempos da 1ª Guerra Mundial. Aqui entre nós, a verdade é que a fama que este pianista viria a granjear tinha mais a ver com a curiosidade de o ver tocar com apenas um braço, do que propriamente pelo virtuosismo técnico que evidenciava...

Prokofiev acabaria por votar ao esquecimento este concerto, que acabaria por ser o único dos 5 que escreveu que não foi estreado em vida do compositor. Essa estreia acabaria por ocorrer no dia 5 de Setembro de 1956, passam hoje 54 anos, tendo como solista um desconhecido Siegfried Rapp; é esta, aliás, a única razão pelo qual o seu nome ainda é mencionado de tempos a tempos.

Esta nunca chegou a ser uma das obras mais populares de Prokofiev, e a lista (a minha lista...) de boas gravações é relativamente curta, sem a presença da maioria dos pesos-pesados das teclas. Nada que me impeça de a apreciar frequentemente.


CDs



Sergei Prokofiev
Concertos for Piano and Orchestra - No.2, Op.16; No.4, Op.53.
Overture on Hebrew Themes.
Yefim Bronfman (piano), Giora Feidman (clarinete)
Juilliard Quartet
Israel Philharmonic Orchestra
Zubin Mehta
Sony Classical SK58966
(1993)

Sergei Prokofiev
Complete Piano Concertos.
Boris Berman, Horacio Gutierrez (pianos)
Royal Concertgebouw Orchestra
Neeme Järvi
Chandos CHAN10522X
(1989, 1990)


Internet



Sergei Prokofiev
The Prokofiev Page / Piano Society / Answers.com / Naxos / Fugue Masters / Essentials of Music / 8notes.com / Classical Archives / suite101.com / Wikipedia

5 comentários:

  1. Tenho um blog sobre curiosidades e gostaria de saber de você se haveria a possibilidade de você me ajudar
    colocando o link do meu blog no seu e eu faria o mesmo com o seu,meu nome é Luciano e sou Bombeiro no Rio de Janeiro,
    parabéns pelo trabalho que vem fazendo com seu blog e fico aguardadando sua resposta

    Curiosidades
    http://centraldascuriosidade.blogspot.com/

    Tenho um blog também sobre bombeiros

    Vida de bombeiro
    http://www.heroisdavida.blogspot.com/

    Mensagens e poemas:

    Mensagens
    http://centraldoamorvirtual.blogspot.com/

    Meu time d coração,Fluminense:

    Fluzão
    http://fluzaoeterno.blogspot.com/

    Visite os meus blogs e veja se pode me ajudar colocando o link de algum deles no seu,um abração

    Caso tenha interesse entre em contato comigo pelo email lmturl@gmail.com,mandando mensagem em qualquer blog meu
    ou pelo orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=5076013500225631247

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde,
    sou visitador aqui ao seu blogue assíduo.
    Parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  3. há quem continue a vir aqui.

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Obrigado a todos. As notícias da minha retirada são manifestamente exageradas, pelo que continuarei a "andar por aqui"....

    Cumprimentos,

    Heitor

    ResponderEliminar
  5. Muito bom o blog

    ResponderEliminar