23/12/2013

Lugares #194

Gonçalo Bandarra (1500-1556), sapateiro e profeta, passa por ser o filho mais famoso de Trancoso, menos pela actividade à volta dos sapatos e muito mais pelas professias em verso que foi derramando. No regresso da última maratona BTT de Beselga voltámos a vir por Trancoso, desta vez para prestar a nossa homenagem a tão ilustre figura.


Foi um dos alvos preferidos da Inquisição, ou não fosse um dos seus passatempos favoritos fazer interpretações muito pessoais das escrituras do Antigo Testamento. Outro dos seus temas de eleição era o futuro de Portugal ou, para ser mais preciso, a forma como via esse futuro. Eu nunca fui muito de acreditar em bruxas, pelo que desconfio de tudo o que tenha a ver com profecias, adivinhações e outras actividades similares. Mas a verdade é que Bandarra acertou em cheio nalgumas das suas profecias, talvez, quem sabe, porque já no século XVI não fosse assim tão difícil prever o nosso futuro comum.


Uma delas, em particular, ganha nova vida nestes tempos difíceis que atravessamos, pelo que não resisto a colocá-la aqui:

Sou sapateiro, mas nobre
Com bem pouco cabedal,
E tu, triste Portugal,
Quanto mais rico, mais pobre.


1 comentário:

  1. E quando as notícias procuradas são de "música e arte", aqui venho ter.
    Bandarra acertou: estes sabiam???
    Cump.

    ResponderEliminar