22/11/2013

CDs #233: The Prince of the Pagodas - Suite, Britten

O Teatro Sadler's Wells tem uma longa história, que remonta a 1683, ano em que um tal de Richard Sadler lá abriu uma casa da música ("Music House"). O restante nome do teatro vem do facto de no terreno existirem alguns poços de água que, segundo se acreditava na altura, possuíam propriedades medicinais (tipo curavam tudo e mais alguma coisa). O teatro não brotou, assim, de nenhum impulso artístico, mas da necessidade de providenciar algum tipo de entretenimento para as pessoas que lá se dirigiam na procura de curas para as suas maleitas.

A relação do compositor inglês Benjamin Britten (1913-1976) com este teatro vem do tempo da 2ª Grande Guerra; durante esse período o teatro esteve encerrado, e as suas duas companhias residentes (a de dança e a de ópera) mantiveram-se activas em turnés pelo país. Para a reabertura do teatro, em Junho de 1945, foi escolhida a ópera Peter Grimes, cuja composição tinha ocupado Britten uma boa parte do ano anterior. Do elenco fez parte, naturalmente, o seu companheiro de sempre, o tenor Peter Pears (1910-1986).

Em meados da década de 1950 o compositor andava às voltas com a escrita de uma música de bailado para o Teatro Sadler's Wells e em Novembro de 1955, já quase a queimar a data limite para a sua entrega, encontrava-se ainda entalado a meio do dos 3 actos. A inspiração para finalizar "The Prince of the Pagodas" veio de uma visita à ilha indonésia de Bali, em Janeiro de 1956, sendo que a estreia do bailado teria lugar no dia 1 de Janeiro de 1957, mais de um ano depois da data inicialmente prevista.

Ao contrário do que desejava, Britten nunca chegou a extrair uma suite desta música de ballet, trabalho de que, em 1997, se encarregaram os estudiosos Donald Mitchell (1925-) e Mervyn Cook, e que é uma das obras que aparece neste (excelente) disco.

Benjamin Britten nasceu há 100 anos, no dia 22 de Novembro de 1913.




Balinese Ceremonial Music.
Benjamin Britten
Suite from the Ballet 'The Prince od the Pagodas', Op.57.
Colin McPhee
Tabuh-Tabuhan.
Benjamin Britten, Colin McPhee (pianos)
BBC Symphony Orchestra
Leonard Slatkin
Chandos CHAN10111
(1941, 2003)


Internet



Benjamin Britten