19/01/2015

Maestros #65: Simon Rattle (1955-)

O compositor de origem húngara György Ligeti (1923-2006) foi um dos mais importantes da cena musical da 2ª metade do século passado.

Escreveu música de vários géneros (instrumental, vocal, de câmara, orquestral) mas deixou-nos apenas uma ópera, Le Grand Macabre, com um libreto baseado na obra La balade du grand macabre do dramaturgo belga Michel de Ghelderode (1898-1962).

Esta ópera foi estreada em Estocolmo no dia 12 de Abril de 1978, tendo sofrido posteriormente uma revisão que iria ser estreada a 28 de Julho de 1997, em Salzburgo. Há 3 árias desta ópera que, sob o título de Mysteries of the Macabre, ganharam vida própria e uma popularidade assinalável. A canadiana Barbara Hanning (1971-) tem sido um dos seus mais destacados intérpretes, como foi possível confirmar recentemente (na semana passada) num concerto da Orquestra Sinfónica de Londres dirigida pelo maestro inglês Simon Rattle, transmitido em directo pelo canal Mezzo HD.

E porque Rattle é o nosso aniversariante de hoje, celebrando o seu 60º aniversário, e assistir ao soprano Barbara Hanning nestes Mysteries of the Macabre é uma imensa festa, deixo aqui um video onde ambos aparecem, embora numa versão truncada (o vídeo deste último concerto não está - ainda? - disponível no YouTube). Junto ainda uma versão completa, ainda com Hanning, em que ela mesma dirige a Orquestra Sinfónia de Gotemburgo.


Internet



Simon Rattle
Berliner Philharmoniker / Gulbenkian Música / Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário