18/10/2015

CDs #238: The Dawn of Recording

Em 1876 o norte-americano Thomas Edison (1847-1931) construiu um laboratório em Menlo Park, Nova Jérsia, que passaria a ser o principal berço das suas inúmeras invenções. A primeira que trouxe o nome dele para a ribalta foi a do fonógrafo, nascido a partir das experiências que na altura estava a efectuar com o objectivo de melhorar a eficiência do telégrafo. Edison tinha o primeiro fonógrafo a funcionar em Agosto de 1877, mas apenas pediu a respectiva patente no dia 24 de Dezembro desse ano, e começou a sua comercialização em 1878.

Nessa época o sul-africano Julius Block (1858-1934) mostrava ser um excelente homem de negócios, desenvolvendo com sucesso na Rússia a empresa que lá herdara do seu pai. A carreira que ambicionara no mundo da música é que saiu prejudicada, mas Block nunca desistiu, de uma forma ou de outra, de ter alguma intervenção na área musical. Foi dos primeiros, senão mesmo o primeiro, a imaginar uma aplicação para o fonógrafo de Edison que fosse para além do mero entretenimento familiar e, em 1889, tratou mesmo de visitar o tal laboratório do grande inventor com o objectivo de confirmar as potencialidades da engenhoca. O próprio inventor se encarregou da demonstração, e terá impressionado de tal modo o sul-africano que este só descansou quando garantiu que poderia levar um consigo.

O que se passou a partir daí constitui uma das páginas mais extraordinárias da história da música. Block exibiu a novidade não só ao czar, como a vários conservatórios e universidades, e passou a organizar sessões fonográficas, gravando para a posteridade alguns dos mais importantes intérpretes de então. Durante várias décadas pensou-se que os cilindros com as gravações estavam definitivamente perdidos, até que alguns apareceram no início da década de 1990, e uma quantidade mais substancial foi recuperada mais recentemente, em 2002, o que permitiu que aparecessem agora num disco triplo editado pela Marston Records. Só para terem uma ideia do valor histórico deste documento, refiro que a gravação mais antiga tem 120 anos, visto ter sido efectuada em Janeiro de 1890!

Thomas Edison faleceu há 84 anos, no dia 18 de Outubro de 1931.




The Dawn of Recording - The Julius Block Cylinders
Marston Records 53011-2


Internet



Thomas Edison
Thomas Edison Home Page / Edison Innovation Foundation / Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário