21/02/2016

Realizadores #2: Margarethe von Trotta (1942-)

A lista de prémios da realizadora alemã Margarethe von Trotta, que hoje celebra o 74º aniversário, é deveras impressionante, não sei mesmo se não será maior do que a lista de filmes que realizou. Além dos méritos cinematográficos propriamente ditos, nós por aqui também damos uma particular atenção às bandas sonoras, dando-se o caso de também aqui von Trotta não "ter facilitado".

O meio-soprano inglês Janet Baker (1933-), alvo de uma enorme admiração por parte da realizadora, participa na banda sonora de 3 filmes: Das zweite Erwachen der Christa Klages (O segundo despertar de Christa Klages, 1978), Schwestern oder die Balance des Glücks (As Irmãs, 1979) e Die bleierne Zeit (Anos de Chumbo, 1981).

Em As Irmãs interpreta uma área da ópera Dido e Aeneas de Henry Purcell (1659-1695), e nos Anos de Chumbo uma cantata de George Frideric Handel (1685-1759), Lucrezia. Ainda não descobri qual a cantata escolhida para O segundo despertar de Christa Klages, mas a esperança é a última coisa a morrer.


Internet



Margarethe von Trotta
IMDb / Wikipedia

Janet Baker
Bach Cantatas Website / allmusic / Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário