06/11/2016

Lugares #195: S. João da Pesqueira

No próximo mês passarão 3 anos sobre a última vez que por aqui falei de "lugares", na altura a propósito de Trancoso e de um dos seus grandes, Gonçalo Bandarra (1500-1556). As passagens por Trancoso são quase um ritual, no regresso da Maratona de BTT de Beselga, que decorre normalmente no segundo fim de semana de Novembro.


O próximo fim de semana será assim novamente de BTT, com a admirável prova de Beselga e o não menos admirável almoço que se lhe segue. Na semana passada, por coincidência e questões de trabalho, andei por lá perto, não exactamente em Penedono ou Beselga, mas em S. João da Pesqueira, uma pequena vila que pertence igualmente ao distrito de Viseu.


Ponto central da Região Demarcada do Douro, S. João da Pesqueira é o mais antigo concelho do país, detendo o foral mais antigo de que há memória.



Uma das atracções principais de S. João da Pesqueira é a Praça da República, onde se destacam a Capela da Misericórdia e a Torre do Relógio, magnificamente fotografadas por mim com a máquina que tinha mais à mão: o telemóvel...


Internet

Município de S. João da Pesqueira / Guia da Cidade / Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário