26/03/2016

Poetas #9: A. E. Housman (1859-1936)

"A Shropshire Lad", um ciclo de 63 poemas publicado pela primeira vez em 1896, passa por ser a obra mais conhecida do poeta inglês A. E. Housman e, caso contrário provavelmente não seria para aqui chamado..., atraiu a atenção de importantes compositores, que musicaram vários dos seus poemas.

Ralph Vaughan Williams (1872-1958) foi um deles, com o ciclo de 6 canções On Wenlock Edge, de 1909; outro foi o igualmente inglês George Butterworth (1885-1916) que, em 1911, publicou um ciclo de 6 canções baseadas noutros tantos poemas de "A Shropshire Lad":

  • Loveliest of trees
  • When I was one and twenty
  • Look not in my eyes
  • Think no more, lad
  • The lads in their hundreds
  • Is my team ploughing?

When I was one-and-twenty

When I was one-and-twenty
I heard a wise man say,
“Give crowns and pounds and guineas
But not your heart away;
Give pearls away and rubies
But keep your fancy free.”
But I was one-and-twenty,
No use to talk to me.

When I was one-and-twenty
I heard him say again,
“The heart out of the bosom
Was never given in vain;
’Tis paid with sighs a plenty
And sold for endless rue.”
And I am two-and-twenty,
And oh, ’tis true, ’tis true.

Este é o poema lido pelo actor inglês Donald Pleasence (1919-1995) no memorável episódio de 1962 "The Changing of the Guard" da série The Twilight Zone, no papel de um professor a quem calhou em sorte um notável conjunto de alunos não particularmente motivados para os encantos da aprendizagem.

A. E. Housman nasceu há 157 anos, no dia 26 de Março de 1859.


CDs



George Butterworth
'The Complete Butterworth Songbook'.
A Shropshire Lad. Eleven Folksongs from Sussex. Love Blows as the Wind Blows. Requiescat.
Mark Stone (barítono), Stephen Barlow (piano)
Stone Records 506019 2780024
(2009)

George Butterworth
A Shropshire Lad. Bredon Hill and other songs from 'A Shropshire Lad'. 11 Folksongs from Sussex.
I will make your brooches. Requiescat.
Roderick Williams (barítono), Iain Burnside (piano)
Naxos 8.572426
(2010)


Internet



A. E. Housman
PoemHunter / The Victorian Web / Wikipedia

George Butterworth
War Composers / FirstWorldWar / Wikipedia

19/03/2016

Concertos para Violoncelo #4: Concerto para Violoncelo, de Dvorák

A primeira tentativa de Antonín Dvorák (1841-904) para compor um concerto para violoncelo foi em 1865, bem no início da sua carreira como compositor, portanto. A coisa não saiu exactamente como ele esperava, pelo que o abandonou sem ter chegado sequer a proceder à respectiva orquestração.

Foram precisos quase 30 anos para Dvorák voltar ao assunto e, entre Novembro de 1894 e Fevereiro de 1895, lá se entreteve às voltas com um concerto para violoncelo. Um processo que, de novo, não esteve isento de peripécias: Hanuš Wihan (1855-1920), violoncelista amigo de Dvorák e dedicatário da obra, era o escolhido para o concerto de estreia, mas após várias desavenças (relacionadas com alterações que Wihan procurou fazer na obra sem autorização do compositor), e desencontros (relacionados com a data do concerto de estreia), acabou por ser Leo Stern (1862-1904) a ter a honra de ser o violoncelista responsável pela estreia da obra.

Estreia essa que teve lugar em Londres no dia 19 de Março de 1896, passam hoje 120 anos, com o próprio Dvorák à frente da orquestra.


CDs







Antonín Dvorák
Cello Concerto in B minor, Op.104 B101.
Edward Elgar
Cello Concerto in E minor, Op.85.
André Navarra (violoncelo)
National Symphony Orchestra, Rudolf Schwarz
Hallé Orchestra, John Barbirolli
Testament SBT1204
(1954, 1957)

Antonín Dvorák
Cello Concerto in B minor, Op.104 B101.
Camille Saint-Saëns
Cello Concerto No.1 in A minor, Op.33.
Mstislav Rostropovich (violoncelo)
London Philharmonic Orchestra
Carlo Maria Giulini
EMI GROC 5 67593-2

Antonín Dvorák
Cello Concerto in B minor, Op.104 B101.
Robert Schumann
Cello Concerto in A minor, Op.129.
Mstislav Rostropovich (violoncelo)
USSR State Symphony Orchestra, Evgeni Svetlanov
London Symphony Orchestra, Benjamin Britten
BBC Legends BBCL4110-2
(1961, 1968)

Antonín Dvorák
Cello Concerto in B minor, Op.104 B101.
Jacques Ibert
Concerto for Cello and Wind Instruments.
Jacqueline du Pré (violoncelo)
Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, Charles Groves
Michael Krein Orchestra, Michael Krein
BBC Legends BBCL4156-2
(1962, 1969)

Antonín Dvorák
Cello Concerto in B minor, Op.104 B101. Piano Trio No.4 in E minor, , 'Dumky', Op.90 B166.
Jean-Guihen Queyras (violoncelo), Isabelle Faust (violino), Alexander Melnikov (piano)
Prague Philharmonia
Jiří Bělohlávek
Harmonia Mundi HMC90 1867

Antonín Dvorák
Cello Concerto in B minor, Op.104 B101. Piano Concerto in G minor, Op.33 B63.
Frantisek Maxian (pianof), Mstislav Rostropovich (violoncelo)
Czech Philharmonic Orchestra
Vaclav Talich
Supraphon SU3825-2
(1951, 1952)

Antonín Dvorák
Cello Concerto in B minor, Op.104 B101.
Victor Herbert
Cello Concerto No.2 in E minor, Op.30.
Gautier Capuçon (violoncelo)
Frankfurt Radio Symphony Orchestra
Paavo Järvi
Virgin Classics 5 19035-2

Antonín Dvorák
Cello Concerto in B minor, Op.104 B191. The Water Goblin, Op.107 B195.
In Nature's Realm, Op.91 B168.
Zuill Bailey (violoncelo)
Indianapolis Symphony Orchestra
Jun Märkl
Telarc TEL32927-02

Antonín Dvorák
Cello Concertos - in A major, B10; in B minor, Op.104 B191 (plus original ending).
Lasst mich allein, Op.82 B157 No.1.
Steven Isserlis (violoncelo)
Mahler Chamber Orchestra
Daniel Harding
Hyperion CDA67917
(2012)

Antonín Dvorák
Cello Concerto in B minor, Op.104 B191. Lasst mich allein, Op.82 B157 No.1 (arr. Lenehan).
Rondo in G minor, Op.94 B171. Goin' Home (Theme from Symphony No.9, arr. Fisher/Lehenan).
Songs my mother taught me, Op.55 B104 No.4 (arr. Grünfeld).
Silent Woods, Op.68 No.5 B173. Slavonic Dance in G minor, Op.46 B172 No.8.
Alisa Weilerstein (violoncelo), Anna Polonsky (piano)
Czech Philharmonic Orchestra
Jirí Belohlávek
Decca 478 5705

Antonín Dvorák
Cello Concerto in B minor, Op.104 B101.
Camille Saint-Saëns
Cello Concerto No.1 in A minor, Op.33.
Pablo Casals
El cant dels ocells.
Pierre Fournier (violoncelo)
Swiss Festival Orchestral, István Kertész
Orchestre Philharmonique de l'ORTF, Jean Martinon
Audite AUDITE95.628
(1962, 1967, 1976)

Anton Bruckner
Symphony No.8 in C minor.
Antonín Dvorák
Cello Concerto in B minor, Op.104 B101.
Enrico Mainardi (violoncelo)
Hessian Radio Symphony Orchestra
Eugen Jochum
Tahra TAH638/9

Piotr Ilyich Tchaikovsky
Variations on a Rococo Theme, Op.33.
Antonín Dvorák
Cello Concerto in B minor, Op.104 B101.
Mstislav Rostropovich (violoncelo)
Berlin Philahrmonic Orchestra
Herbert von Karajan
Deutsche Grammophon 447 413-2
(1968)

Luigi Cherubini
Anacreón Overture.
Antonín Dvorák
Cello Concerto in B minor, Op.104 B101.
César Franck
Symphony in D minor.
Paul Tortelier (violoncelo)
French Radio National Orchestra
Willem Mengelberg
Malibran Music CDRG188
(1944)


SACD



Antonín Dvorák
Cello Concerto in B minor, Op.104 B101. Symphonic Variations, Op.78 B70.
Pieter Wispelwey (violoncelo)
Budapest Festival Orchestra
Iván Fischer
Channel Classics CCSSA25807


Internet





Antonín Dvorák
Antonín Dvorák / mfiles / Wikipedia

06/03/2016

Maestros #67: Nikolaus Harnoncourt (1929-2016)

Foi o último maestro que por aqui passou, em Dezembro do ano passado, numa altura em que eram já conhecidos os seus problemas de saúde, que o levaram a abandonar os palcos. A notícia desse abandono foi dada pelo próprio Nikolaus Harnoncourt no dia 5 de Dezembro de 2015, no dia anterior à publicação do texto no desNorte. Fomos hoje surpreendidos com a triste notícia do seu falecimento, ocorrido ontem. No vídeo exibido a seguir Harnoncourt dirige o Concentus Musicus Wien, um agrupamento que ele mesmo (co-)fundou em Viena há mais de 60 anos, em 1953.

Harnoncourt distinguiu-se pelas suas interpretações historicamente informadas, pelo que o Concentus Musicus Wien, inevitavelmente, utiliza instrumentos da época. Um dos compositores de eleição teria que ser Johann Sebastian Bach (1685-1750), e é dele o Magnificat que podemos ouvir a seguir.


Internet



Nikolaus Harnoncourt
Nikolaus Harnoncourt / BBC / Wikipedia