25/09/2016

Percussionistas #1: Colin Currie (1976-)

Como diriam os Monty Python: "And Now for Something Completely Different". Não nos vamos virar para a comédia, não é esse o caso, mas convidámos para hoje aqui estar um percussionista, Colin Currie, algo completamente inédito desde que por aqui andamos nas lides bloguistas. Não por má vontade da nossa parte, mas o que é um facto é que os percussionistas não são, com raras excepções, dos intérpretes mais badalados na cena musical internacional. Um exemplo ilustrativo: a competição BBC Young Musician of the Year teve a sua primeira edição em 1978, realizando-se desde então a cada 2 anos. Só na edição de 1994 (9ª edição do concurso, portanto) é que se registou pela primeira vez a passagem de um percussionista às finais. Quem? Colin Currie, pois claro..., o nosso aniversariante de hoje, dia em que celebra o 40º aniversário.


CD



Einojuhani Rautavaara
Cello Concerto No.2, 'Towards the Horizon'. Modificata. Percussion Concerto, 'Incantations'.
Colin Currie (percussão), Truls Mørk (violoncelo)
Helsinki Philhamonic Orchestra
John Storgårds
Ondine ODE1178-2


Internet



Colin Currie
Colin Currie / Colin Currie Group / Fundação Calouste Gulbenkian / Wikipedia

18/09/2016

Pianistas #48: Simon Trpceski (1979-)

Simon Trpceski, nascido na República da Macedónia passam hoje 37 anos, é já um dos mais conceituados pianistas da cena musical internacional. Nos próximos meses estará em países tão diversos como Itália, Alemanha, Finlândia, Holanda, Estados Unidos e Inglaterra; desta vez aqui o nosso cantinho não ficará de fora, pelo que os eventuais interessados terão a oportunidade de o ouvir ao vivo no próximo mês de Dezembro, em Lisboa. Claro que não é a mesma coisa que o ter no Porto, mas é melhor do que nada...

O álbum de estreia foi gravado para a extinta EMI (agora Warner Classics), com um programa 100% virado a leste, e é para evitar torcicolos que continuamos virados para essa região do globo no vídeo que aparece mais abaixo.


CD



Alexander Scriabin
Piano Sonata No.5 in F sharp, Op.53.
Igor Stravinsky
Three movements from Petrushka.
Sergei Prokofiev
Piano Sonata No.6 in A, Op.82.
Piotr Ilyich Tchaikovsky
Nutcracker Suite, Op.71a.
Simon Trpceski (piano)
EMI Debut 5 75202-2
(2001)


Internet



Simon Trpceski
Simon Trpceski /Bach Cantatas Website / IMG Artists / Wikipedia

11/09/2016

Realizadores #3: Brian de Palma (1940-)

Já não falta muito para passarem 4 anos sobre o dia em que aqui trouxe o norte-americano Bernard Herrmann (1911-1975), justamente celebrado como um dos grandes que se dedicaram à composição de obras para a 7ª arte. Ou de como a 1ª arte pode contribuir para o engrandecimento da ; já não tenho tantas certezas se o inverso será verdadeiro...

O italiano Ennio Morricone (1928-) é outro compositor com uma carreira intimamente ligada ao cinema, contando com inúmeras composições - se somarmos as destinadas ao cinema e à televisão são mais de 500 - para filmes de muitos e reputados realizadores, contado-se entre eles o norte-americano Brian de Palma, que hoje celebra o seu 76º aniversário.

Os Intocáveis, de 1987, é um dos filmes de Brian de Palma que conta com a banda sonora de Ennio Morricone, e que teve nos principais papéis Kevin Costner (1955-), no papel do agente federal Eliot Ness, Sean Connery (1930) e Robert De Niro (1943), este no papel de Al Capone.


Internet




Brian de Palma
IMDb / Wikipedia

Ennio Morricone
Ennio Morricone / IMDb / Wikipedia